Descubra tudo sobre a carreira de odontologia

ODONTO

Os profissionais da odontologia são responsáveis ​​pela saúde bucal das pessoas. Pode prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados a mordidas, gengivas e dentes. 

Os dentistas no geral são responsáveis pelo os cuidados com a nossa saúde bucal.

Ele é capaz de detectar doenças por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, e propor os métodos de tratamento mais adequados desde o diagnóstico e prescrição de medicamentos.

O odontologista é responsável em nos proporcionar qualidade de vida e um sorriso perfeito, mantendo a nossa saúde bucal.

Além disso, esse profissional pode ser especializar nas seguintes áreas:

  • Dentística restauradora;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Ortodontia;
  • Odontologia legal;
  • Implantodontia;
  • Traumatologia;
  • Cirurgia;
  • Periodontia.

Perfil do profissional de Odontologia

Esse profissional deve ser muito humano, empático (a) e gostar de lidar e cuidar de pessoas, visto que grande parte hoje da população morre de medo do dentista.

Ser detalhista, paciente e bem observador são características cruciais desse profissional.

Mercado de Trabalho da Odontologia

Clinicas, sindicatos, centro odontológicos, hospitais, centro de saúde e muitas outras áreas que precisam da atuação desse profissional, o mercado de odontologia é bem amplo, porém grande maioria desses profissionais viram seus próprios chefes, abrindo o seu negócio próprio.

As escolas de odontologia são muito populares e existem muitos profissionais treinados profissionalmente no país. 

No entanto, a demanda por esse profissional também é crescente. As cidades do interior estão distantes dos grandes centros urbanos e concentram-se as boas oportunidades de trabalho para esse profissional.

Como é o curso de formação em Odontologia? 

A Faculdade de Odontologia é através da habilitação de bacharelado, com duração média de cinco anos. No curso, os alunos trabalharão na cavidade oral, mandíbula, mandíbula e ossos faciais. 

No final da faculdade, o aluno deve preparar um documento de conclusão de curso (TCC).

De fato, a carreira em odontologia é uma carreira promissora. 

Ganhar posição no mercado, estudar e abrir o seu próprio consultório é o sonho e auge de todo o dentista, afinal a profissão lhe dará suporte e independência para alavancar o seu próprio consultório e com tempo e bom trabalho ganhará consistência e reconhecimento no mercado.

Se a faculdade em que você está estudando for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para ministrar cursos, seu diploma só poderá ser usado para seguir legalmente a carreira odontológica.

Faixa salarial de um profissional formado em odontologia

O salário mínimo para profissionais de odontologia que trabalham em instituições privadas é de acordo com a carga horária, que é 20 horas semanais. 

Não há uma definição de remuneração fixa, porque os ganhos desse profissional variam bastante. Comitês odontológicos regionais criam suas próprias tabelas de referência para cobrar por procedimentos profissionais comuns com base nos custos locais de cada estado.

Descubra tudo sobre a carreira de odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo