Impostos carros antigos
Existem pessoas que gostam de trocar de carro todos os anos, em busca de opções mais modernas, com mais funcionalidades, conforto e praticidade, mas não há quem resista ao charme de um carro antigo.
Justamente por conta da procura é que esses caros tem sido a cada dia mais valorizados, especialmente aqueles modelos que foram mantidos com suas características originais de fábrica e que estão bem conservados.
Porém, seja ele antigo ou moderno, sabemos que para ter um carro Brasil e poder circular com ele de forma legal pelas ruas, é preciso arcar com alguns tributos.

Se você quer saber quais impostos deve pagar por seu carro antigo, e como realizar a compra de um carro antigo de colecionador, continue a leitura no artigo, pois é sobre essas questões que falaremos a seguir.
Tenho um carro antigo, quais impostos devo pagar
Se você já tem um carro antigo ou se pretende comprar um, é importante saber a respeito de quais os tributos devem ser pagos por ele.
Alguns carros antigos, beneficiam-se da isenção do IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Essa isenção é definida conforme o ano de fabricação do veículo e também varia conforme cada estado brasileiro.
Para saber se seu carro antigo está isento desse imposto é bem simples, basta consultar o site do Detran do estado em que o veículo é licenciado.
Além do IPVA, existe ainda o DPVAT, que é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.
Conhecido simplesmente por Seguro Obrigatório, o DPVAT é um imposto destinado a todos os proprietários de veículo, sem isenção.
Isso significa que esse é um imposto que deve ser pago pelos proprietários de carros antigos.
Há também o licenciamento.
Assim como o DPVAT, deve ser feito todos os anos, independente da idade de seu automóvel.
Normalmente, o pagamento desses impostos deve ser feito no início do ano, sendo que as datas são determinadas pelo Estado.
Para realizar o licenciamento é preciso ter todas as multas e IPVA’s do carro quitados, além de estar com o DPVAT em dia.
O não pagamento desses tributos pode gerar multas, pontos na carteira e até a apreensão do veículo, caso seja pego numa blitz, por exemplo.
Como comprar carros de colecionadores
Alguns colecionadores, comparam a compra de carros antigos com a compra de uma obra de arte.
Isso porque assim como as obras de arte, os carros antigos têm especificidades nos processos de compra e venda que faz com que seu preço aumente e renda lucros significativos aos proprietários.
Existem três formas principais para comprar carros antigos de colecionadores, são elas:
- Venda direta: Nesse caso, a compra ocorre diretamente com o proprietário, sendo necessário tomar os mesmos cuidados que teria se fosse adquirir um carro seminovo ou usado.
Fazer um test drive, checar a documentação e situação frente ao Detran, ver o histórico de possíveis alterações que o carro sofreu, são partes indispensáveis no processo de compra.
- Leilões: Frequentar leilões é uma excelente maneira de avaliar o quanto realmente vale a pena ser investido naquele carro.
Em locais como esse, você consegue fazer contatos e muitas vezes conhecer pessoas que estejam vendendo seus carros antigos, que saibam melhor a respeito do assunto e quem sabe até possam te orientar a fazer o melhor negócio.
- Por importação: Embora a dica para novos colecionadores, seja investir em carros nacionais, devido a sua valorização, a importação de carros antigos tem acontecido com frequência.
Mas é preciso ficar atento e se informar a respeito dos impostos e taxas que incidem sobre a operação.
Consultar vendedores de carros antigos, frequentar leilões, eventos e exposições, visitar sites estrangeiros e ler publicações especializadas, também é uma excelente maneira de conhecer mais a respeito de carros antigos e seus colecionadores.